quinta-feira, 9 de abril de 2009

Cabelos afro

Hoje gostaria de iniciar o tema sobre os cabelos afro,suas caracteristicas,cuidados e manutençao.

Cabelos naturais, cabelos negros e cabelos afro-texturizados são termos utilizados para referir-se a textura do cabelo Negro Africano que não tenha sido alterada quimicamente (por permanente, relaxante, alisantes, branqueamento ou coloração). Nem todas as pessoas afro-descendentes têm cabelos naturalmente texturizados, embora a esmagadora maioria o tenha.Porèm, alguns grupos, como o Fulani da África Ocidental têm poucos membros com um cabelo que varia de liso a parcialmente enrolado devido à mistura com as populações Africanas não-Negras. No entanto, entre os negros africanos não misturados,os cabelos afro bem enrolados,é uma característica omnipresente.Adjectivos como "duro", "excêntrico", "forte", ou "lanoso" também são usados para descrever o cabelo natural afro-texturizados.Este é tipicamente um cabelo bem enrolado e suave ao toque.É geralmente mais denso na aparência do que os cabelos lisos.
Fonte: Traduçao livre do wikipèdia

Tratarei este tópico, porque a maioria de nòs temos problema com os nossos cabelos.A maioria das mulheres com cabelos Afro prefere alisa-los porque dizem que assim os cabelos sao mais fàceis de gerir,outras simplesmente odeiam seus cabelos afro porque não são considerados bonitos e de ai que seja melhor ter os cabelos com aparência caucàsica.
Contudo não quero aqui defender um visual determinado seja ele afro ou tratado,gostaria de me enfocar nas vantagens de um e outro tipo de cabelo,sugerir os cuidados necessàrios e cada uma poderà cuidar melhor dos seus cabelos afro,sejam eles texturizados ou tratados.
Você sabia que: 1. As mulheres que alisam ou tratam com permanente os cabelos sofrem mais de 90% de problemas de cabelo.
2. O relaxamento tem de ser retocado em média a cada 6 semanas, ou o cabelo pode tornar-se fraco e quebrar devido ao stress de manipular duas texturas diferentes.
3. O cabelo pode tornar-se maio mais fino e eventualmente começar a romper-se.
4. Devido ao uso constante de produco quimicos ao longo dos anos as mulheres negras tornam-se suscetíveis a calvície.Algo que as nossas antepassadas nunca experimentaram.
5. Lembrar que os relaxantes têm deixado algumas mulheres com um couro cabeludo queimado, permanentemente danificado e tem arruinado inúmeros fios.
6. Finalmente você já reparou que esteticistas usar luvas de plástico, quando aplicam productos quimicos? Se o producto é prejudicial para as suas mãos o que lhe faz pensar que ele seja seguro para o seu couro cabeludo?

Por isso antes de tomar a decisao de tratar quimicamente o seu cabelo,considere a opçao de mante-los naturais.Tenho houvido alluma mulheres criticare mas outras porque nao tratam quimicamente os seus cabelos.Actualmente è a tendencia da mulher com cabelos afro è de tratar seus cabelos quimicamente.Para além de que alguns jovens negros estão sendo doutrinados para acreditar que não existe cabelo afro bonito,o que é um facto preocupante.Nao existe melhor beleza que aquela que nos permite permanecermos nos mesmas! Não estou dizendo as mulheres como elas devem ter os cabelos todos devem ser capazes de escolher o estilo de cabelo preferido, mas è bom ter cuidado com o que você está colocando no seu cabelo e se é saudável. Também todas as mulheres tem uma sua beleza especial seja ela esbelta,com curvas,com cabelo afro, cabelo crespo,cabelos longos e cabelo curto todos nós somos especiais a nossa pròpria maneira.

Por hoje è tudo,mas continuarei com o tema nos pròximos dias,se quizerem comentar,opinar para publicar no blog enviem um email,para comentàrios apenas usem o link

13 comentários:

  1. Olá Joy, gostei do seu texto. Uso meu cabelo afro natural e to curtindo muito ele...
    Na net achei comunidades no orkut e forum que dão dicas sobre cabelo afro natural, re-aprendo muito a lidar com meus cabelos.
    Abraço
    Rose/RJ-Brasil

    ResponderEliminar
  2. meu nome e fernanda e tenho o cabelo duro e que não cresce de jeito nenhum,oque posso fazer para que ele creca.

    ResponderEliminar
  3. Meu nome è fernanda tenho cabelo duro e que não cresce de jeito nenhum me de uma luz por favor!!

    ResponderEliminar
  4. Oi, Fernanda

    Gostei do texto, eu uso cabelo natural quais sao as dicas para torna los mais bonitos?

    Mocambique

    ResponderEliminar
  5. Oi meu nome é Fernanda gostaria de usar meu cabelo natural mas ele é muito curto na altura da orelha e eu tenho uma testa um pouco grande. Tenho os cabelos muitos finos e para completar toda a situação ele ñ cresce preciso de dicas pra mudar esses fatos .....

    ResponderEliminar
  6. Oi Fernanda
    Desculpe pela resposta tardia,mas tive muitos contratempos ultimamente.
    Sendo que o seu cabelo è muito pequeno,deveria de todos modos cuidà-lo para que cresça.Primeiro deve fazer cada semana um tratamento nutritivo,eu uso sempre tratamentos caseiros misturo uma colher de mel,com uma colher de azeite de oliva e um ovo,batento tudo muito bem com um garfo ou mesmo no liquidificador.Coloco nos cabelos ùmidos antes de lavar e deixo em repouso por uns 30 minutos e depois enxago primeiro sem xampù, depois meto o meu xampù preferido (para nao stressar muito os cabelos uso um xampù neutro) e por fim uso o balsamo para retirar a electricidade do cabelo e suaviza-los.Antes de seca-los meto um poco de manteiga de karitè,isso ajuda a manter os cabelos hidratados.Faço isso apenas uma vez por semana,tente verà que os seus cabelos cresceram lindos e fortes e principalmente tenha muita paciencia.Se der para fazer trancinhas,faça-as antes de ir dormir,as tranças ajudam a alisar um pouco os nossos cabelos e portanto a manter a hidrataçao.

    ResponderEliminar
  7. sou negra,vocês querem uma dica para o cabelo rápido? tranças apertadas, para cabelos com pouco crescimento. Para quem tem cabelo muito curto o ideal é kanecalon ajuda bastante,além de estimular a circulação sanguínea faz o cabelo crescer.Teve uns meses atrás,que cortei meu cabelo bem curto deixei mais ou menos 3 dedos, depois imediatamente coloquei kanecalon e fiquei4meses e sempre trocando é claro hoje meu cabelo cresceu bem e continua crescendo e nem preciso colocar mais kanecalon agora só hidrato e faço relaxamento a cada 6 meses de retoque da raiz e não misturo químicas. tenha paciência,alimente-se bem e beba muita água para terem cabelos saudáveis ok boa sorte!

    ResponderEliminar
  8. Ola meu nome é Renatha. Meu cabelo é muito crespo, porem fino. Usei por muito tempo guarnidina e a quase um ano troquei para afro natute(fiquei quatro meses sem quimo=ica antes da mudança)e agora estou usando hidroxido de sodio sa salon line. Sinto que o meu can=belo não esta desenvolvendo e muitas vezes apresenta um aspecto ressecado. O que posso fazer para melhorar isso, pois uso o visual black power?
    Gostei da materia mais gostaria de mais dicas.

    ResponderEliminar
  9. oi meu nome é raiza quero saber como cuidar do meu cabelo ele é muito caido ;ele é caido em cima e em baixo como posso cuidar dele queria deixar um visual tipo black;ja passei os melhore produtos que existem no brasil e não adiantopu nada ;o que eu faço

    ResponderEliminar
  10. ola eu sou cristina,meus cabelos sao longos mas nao sao lisos eu gostava de saber o que e que posso usar pra puder ter um cabelo liso.

    ResponderEliminar
  11. oi meu nome é brunaeu queria que o meu cabelo nao pararecese tao duro eu ja passei todos os tipos de produtos mais nao adiantou o q eu faço

    ResponderEliminar
  12. BOA NOITE MEU NOME É GRAZIELA TENHO CABELO ANELADO ELE ERA LINDO MAS ACABEI COM ELE AGORA NAO VOLTA MAIS , ALGUMA HITRACAO PARA CRESCER E VOLTAR , OBRIGADA

    ResponderEliminar
  13. bom dia o meu nome e milena, os meu cabelo e era todo cachiado fiz a besteira de alizalo queria voltar os cachos como q fasso pode me ajudar.

    ResponderEliminar